Rodaverde.com

Blog / Notícias

A equipe Fórmula Del-Racing UFSJ: uma história de desafios

Fundada em 2011, a equipe Fórmula Del-Racing UFSJ é formada por estudantes de engenharia e de ciências econômicas da Universidade Federal de São João del Rei. Nossa missão, com o projeto, é contribuir com a evolução profissional e individual de cada um dos membros participantes, criar tecnologias e inovações e promover a capacitação através do incentivo à procura de novos conhecimentos.

O contato com inovações tecnológicas, materiais alternativos, planejamento e análises de custos, prazos, processos de fabricação e trabalho em equipe é constante.
Todo o protótipo é concebido pelos estudantes, desde seu projeto até a manufatura e montagem. Além de ser aplicado a teoria vista na estrutura curricular da universidade, dentro da equipe são realizadas pesquisas constantemente buscando a implementação de inovações no protótipo. Diversos trabalhos já foram elaborados por membros da equipe, divididos entre artigos, iniciações científicas e trabalhos de conclusão de curso.

Atualmente, a equipe é dividida em 10 setores - Aerodinâmica, Chassi, Direção/Suspensão, Freio, Motor, Simulação, Transmissão,
Eletroeletrônica, Engenharia do Produto e Marketing - além de 4 subsetores - Usinagem, Soldagem, Engenharia de Performance e Business.


O ano de 2020 foi uma montanha russa para a equipe. Por conta de todos os problemas desenrolados a partir da pandemia, o que enfrentaríamos a partir de março seria um desafio muito maior do que imaginávamos. As incertezas eram inúmeras, mas jamais pensamos em desistir, muito pelo contrário! O companheirismo e o sentimento de dono de cada um de nós permaneceram, independentemente do quão longe estávamos uns dos outros. Nós planejamos e nos adaptamos às condições impostas pela situação: passamos a desenvolver nossos projetos, apresentações, treinamentos e reuniões de forma totalmente remota. 

Tivemos que adiar o projeto inovador que planejávamos para apresentar na temporada, o FDR-03, mas superamos as dificuldades, criando o FDR-02x. 
Esse novo projeto é a prova da vontade de vencer da equipe, projetado 100% de forma remota e em tempo record.

O início foi promissor, depois de anos juntando esforços, conseguimos adquirir um dos componentes mais sonhados pela equipe: um diferencial Drexler; desenvolvemos, também, um projeto inovador para a 17ª competição, o FDR-03. Sem obter acesso aos nossos laboratórios desde março de 2020, a equipe manteve seu trabalho de forma remota, adotando o modelo home office. As condições nos fizeram adiar o projeto do FDR-03 e desenvolver um novo, o FDR-02x, feito totalmente de forma remota.

Para 2021, permanecemos fortes e temos a esperança de que será um ano melhor, esperamos, mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo do processo da elaboração do novo protótipo, conseguir tirar nossos projetos do papel em busca do pódio. Acreditamos nos valores da nossa equipe e juntos, com nossos membros e parceiros, buscaremos com garra o melhor resultado. 

< VOLTAR
© 2021 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa