Rodaverde.com

Blog / Notícias

Como manter membros motivados e integrados durante a pandemia

A equipe Dinamo E-Racing nasceu em 2015 como mais um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos. No entanto, em meio a vários outros projetos de extensão bem consolidados e já participantes da SAE (Society of Automotive Engineers), como o Fórmula Route, Baja Ufscar e Dragão Branco Aerodesign, a equipe Dinamo surgiu com um modelo de carro elétrico.

Apesar de ser um carro que não emite poluentes, o foco principal da equipe é projetar um carro de alto desempenho, com uma boa eficiência energética e que não vise, somente, ser o veículo mais rápido da competição, mas sim, que utilize inteligentemente os conceitos de engenharia e consiga traçar um plano de venda para convencer investidores hipotéticos a investirem na ideia.


Durante os últimos meses da equipe a metodologia utilizada para a organização da mesma era a metodologia Scrum. Nesse método de organização os projetos eram divididos em ciclos (tipicamente semanais) chamados de Sprints. O Sprint representa um período de tempo fixo dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado; com isso, os membros de cada pasta da equipe se reuniam semanalmente na oficina para discutirem sobre a execução e o andamento do projeto e quinzenalmente a equipe toda se atualizava e socializava na reunião de alinhamento.

Todavia, com o início da pandemia causada pelo Coronavírus a equipe teve de passar por uma reestruturação no modo de organização para manter o andamento das tarefas de forma remota. Além disso, essa nova realidade trouxe consigo novos desafios: como o de manter os membros motivados e engajados no projeto durante esse período e o de como realizar um processo seletivo online.


A alternativa adotada pelos membros do RH, juntamente às pastas administrativas, para a motivação dos membros antigos foi: o estabelecimento de reuniões semanais, prazos para a entrega de tarefas, jogatinas durante a semana, dinâmicas, gincanas e enigmas online. 

Além disso, a equipe vem contando com o apoio de ex-membros, que durante a quarentena se dedicaram a gravar depoimentos, relatando durante a gravação que o fato de terem feito parte da equipe Dinamo atribuiu um caráter diferencial aos seus currículos. Isso se dá pois as equipes de competição recebem amplo reconhecimento por terem como prioridade o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em grupo e o cultivo de boas relações entre as pessoas da equipe.


Já o processo seletivo online está sendo muito bem estruturado: primeiramente, o candidato faz a inscrição e é alocado em um grupo para a realização de uma dinâmica online e, durante este período, recebe um convite para assistir as apresentações das pastas, que ocorrem por meio da plataforma digital Google Meet. Essas apresentações são feitas com o intuito de auxiliar os candidatos a fazerem suas escolhas dentro da equipe. A segunda parte do processo seletivo consiste no envio de um questionário do tipo Fit Cultural para que os avaliadores conheçam um pouco mais sobre o perfil de cada candidato e após esse processo ocorrerão as entrevistas individuais de cada aspirante. Por fim, chega-se ao resultado do processo seletivo e dá-se início a capacitação e integração dos novos membros.


Em suma, a equipe preza pela saúde de todos e espera que em breve possa estar de volta para a conclusão do projeto e assim apresentar seu protótipo na competição FSAE Brasil em 2021.
< VOLTAR
© 2020 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa