Blog / Notícias
E-Force
Olá! Nós somos o E-Force, a equipe de fórmula SAE da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).




< VOLTAR

Desde 2018, quando foi fundada por duas estudantes de engenharia elétrica e mecânica, a equipe está em constante crescimento. Em 2019, finalizamos o projeto de nosso primeiro veículo, porém por empecilhos como falta de tempo e apoio financeiro, construimos apenas o chassi, a carenagem e o Impact Attenuator (I.A.). Dentre eles, o IA foi o principal destaque do projeto. Isso porque nossa escolha foi fabricá-lo, diante disso, tivemos que comprovar sua eficácia por meio de simulações computacionais e testes práticos. Para validação, a equipe produziu seis I.A.s, alternando a espessura do aço utilizado e método de solda, até chegar no modelo definitivo.

Dessa forma, participar da competição, no ano de 2019, foi uma conquista para a equipe que pela primeira vez foi como inscrita e trouxe-nos diversos pontos positivos como feedbacks que nos guiaram para o planejamento do ano de 2020. Com isso, iniciamos um projeto completamente renovado, visando melhorar tanto o desempenho do carro na pista como os processos de fabricação e segurança dele. Algumas das principais mudanças foram a redução da altura do MainHoop, o desenvolvimento do chassi de acordo com os pontos de fixação da suspensão e a maior compactação do sistema de powertrain do veículo, o que ocasionou em uma redução considerável de massa, além de deixar o carro mais aerodinâmico.


Por um lado, a situação atual do mundo acabou dificultando nossa maior meta para o ano de 2020, a construção completa do nosso primeiro carro. Ainda temos essa ambição e estamos trabalhando muito para isso ocorrer, porém sempre respeitando todas as regras para a não proliferação do vírus. Também, justamente por este motivo ainda não temos acesso ao campus da universidade, logo não conseguimos iniciar a construção física do carro. Contudo, essa situação está servindo muito como aprendizado, tendo em vista que alteramos completamente o estilo de trabalho, pois utilizar o ambiente virtual para trabalhar em equipe exigiu um foco muito muito maior por parte de todos os membros, além de muita dedicação por parte da gestão da equipe para fazer tudo isso dar certo.
Por outro lado, estamos ansiosos pelo momento em que finalmente poderemos construir nosso veículo, porém cientes que todo esse tempo que perdemos na fabricação nos ajudou a ter um projeto muito mais completo e otimizado.
Por fim, essa foi um pouco da breve história da nossa equipe, para acompanhar de perto o andamento de nosso projeto, nos siga no Instagram @eforceudesc, onde postamos constantemente nossas atualizações e explicamos mais sobre todas as partes que compõem o projeto.
