Blog / Notícias
EEL Racing Fórmula SAE
A EEL Racing é a equipe da Escola de engenharia de Lorena - USP, que visa exercer com êxito a responsabilidade de representar a universidade na competição da Fórmula SAE na categoria combustão. Criada em 2012, a equipe contava com um obstáculo: a ausência de cursos de elétrica e mecânica no campus. Dessa maneira, devido a inexistência de alunos específicos para auxiliarem na projeção e construção do protótipo havia uma indagação muito grande na equipe? Como projetar e construir um carro de corrida sem futuros engenheiros mecânicos e elétricos atuando no projeto? Fazendo acontecer!
Com isso, foram anos de muito pesquisa, aprimoramento e dedicação para que fosse possível alcançar resultados, como no ano de 2018 o qual a equipe alcançou sua melhor colocação geral ficando em 19° lugar e em 3º lugar na prova de Business (prova de custo e manufatura). São oito anos de histórias, de experiências, e de desenvolvimento pessoal e profissional dos membros.
Os valores
Comprometimento: os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um veículo não se encontram nas disciplinas comuns dos cursos dos membros da equipe. Assim, é fundamental a constante capacitação e aprimoramento de todos para que seja possível desenvolver de forma eficaz todo esse processo de projeção e construção do protótipo a fim de alcançar bons resultados, fazendo-se fundamental o comprometimento de todos. Além disso, é preciso lidar com as responsabilidades com profissionalismo e competência. A EEL Racing é uma entidade estudantil comprometida para que todos os trabalhos sejam concluídos em excelência.
Transparência e diálogo: a busca pela clareza e alinhamentos de tudo que acontece na equipe faz-se como uma etapa essencial nas áreas. Visto que, assim é possível estar cada vez mais integrados e motivados para realizar um trabalho de excelência.
Respeito: a boa relação interna e manutenção de um clima saudável e respeitoso são imprescindíveis dentro da EEL Racing assim como a tomada de medidas quando algo sai do controle.
Igualdade: Independentemente do tempo que o membro faz parte da equipe, se já possuem conhecimento acerca do automobilismo, se tem mais facilidade em entender sobre os conceitos, todos os são respeitados e tratados de forma igualitária. Dessa forma, baseando em uma das missões que é é atrair cada vez mais leigos quando o assunto é carro e levar não só a oportunidade, como também a possibilidade de aprender num ambiente sem competitividade ou hierarquias.
Inovações e conquistas:
Em 2017 a inovação foi o tanque de combustível, mais leve com melhor geometria e mais seguro, além da criação de um novo intake.
Em 2018 o foco foi a diminuição da massa total do veículo, centro de gravidade e eliminação dos rod ends in bending e pontos com single shear. Além disso, a equipe conquistou o 3º Lugar na apresentação de Business na categoria combustão.
Já em 2019 infelizmente não foi possível finalizar a construção mas a grande inovação foi maior visibilidade para o piloto, assim como maior aerodinâmica e criação de um undertray.
Especificações técnicas (colocação:22)
Peso: 305 kg
Torque: 6 kgf.m
Velocidade Máxima: Não avaliado
Potência: 120 cv
Aro: 13?
Pacote aerodinâmico: Não
Motor: Honda CBR600RR
Injeção: Eletrônica PGM-DSFI
Especificações técnicas 2018 (colocação:19)
Peso: 290 kg
Torque: 6 kgf.m
Velocidade Máxima: 90 km/h
Potência: 120 cv
Aro: 13?
Pacote aerodinâmico: Não
Motor: Honda CBR600RR
Injeção: Eletrônica PGM-DSFI
Especificações técnicas 2019 (colocação[2] :38)
Peso: N/A
Torque: N/A
Velocidade Máxima: N/A
Potência: N/A
Aro: N/A
Pacote aerodinâmico: Motor: N/A
Injeção: N/A