Rodaverde.com

Blog / Notícias

EEL Racing Fórmula SAE

A EEL Racing é a equipe da Escola de engenharia de Lorena - USP, que visa exercer com êxito a responsabilidade de representar a universidade na competição da Fórmula SAE na categoria combustão. Criada em 2012, a equipe contava com um obstáculo: a ausência de cursos de elétrica e mecânica no campus. Dessa maneira, devido a inexistência de alunos específicos para auxiliarem na projeção e construção do protótipo havia uma indagação muito grande na equipe? Como projetar e construir um carro de corrida sem futuros engenheiros mecânicos e elétricos atuando no projeto? Fazendo acontecer! 

Com isso, foram anos de muito pesquisa, aprimoramento e dedicação para que fosse possível alcançar resultados, como no ano de 2018 o qual a equipe alcançou sua melhor colocação geral ficando em 19° lugar e em 3º lugar na prova de Business (prova de custo e manufatura). São oito anos de histórias, de experiências, e de desenvolvimento pessoal e profissional dos membros. 

Os valores

Comprometimento: os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um veículo não se encontram nas disciplinas comuns dos cursos dos membros da equipe. Assim, é fundamental a constante capacitação e aprimoramento de todos para que seja possível desenvolver de forma eficaz todo esse processo de projeção e construção do protótipo a fim de alcançar bons resultados, fazendo-se fundamental o comprometimento de todos. Além disso, é preciso lidar com as responsabilidades com profissionalismo e competência. A EEL Racing é uma entidade estudantil comprometida para que todos os trabalhos sejam concluídos em excelência.

Transparência e diálogo:  a busca pela clareza e alinhamentos de tudo que acontece na equipe faz-se como uma etapa essencial  nas áreas. Visto que, assim é possível estar cada vez mais integrados e motivados para realizar um trabalho de excelência. 

Respeito: a boa relação interna e manutenção de um clima saudável e respeitoso são imprescindíveis dentro da  EEL Racing  assim como a tomada de medidas quando algo sai do controle.

Igualdade: Independentemente do tempo que o membro faz parte da equipe, se já possuem conhecimento acerca do automobilismo, se tem mais facilidade em entender sobre os conceitos, todos os são respeitados e tratados de forma igualitária. Dessa forma, baseando em uma das missões que é  é atrair cada vez mais leigos quando o assunto é carro e levar não só a oportunidade, como também  a possibilidade de aprender num ambiente sem competitividade ou hierarquias.

Inovações e conquistas:


Em 2017 a inovação foi o tanque de combustível, mais leve com melhor geometria e mais seguro, além da criação de um novo intake.

Em 2018 o foco foi a diminuição da massa total do veículo, centro de gravidade e eliminação dos rod ends in bending e pontos com single shear. Além disso, a equipe conquistou o 3º Lugar na apresentação de Business  na categoria combustão. 

Já em 2019 infelizmente não foi possível finalizar a construção mas a grande inovação foi maior visibilidade para o piloto, assim como maior aerodinâmica e criação de um undertray.


Especificações técnicas (colocação:22)


Peso: 305 kg

Torque: 6 kgf.m

Velocidade Máxima: Não avaliado

Potência: 120 cv

Aro: 13?

Pacote aerodinâmico: Não

Motor: Honda CBR600RR

Injeção: Eletrônica PGM-DSFI


 Especificações técnicas 2018 (colocação:19)


                       

Peso: 290 kg

Torque: 6 kgf.m

Velocidade Máxima: 90 km/h

Potência: 120 cv

Aro: 13?

Pacote aerodinâmico: Não

Motor: Honda CBR600RR

Injeção: Eletrônica PGM-DSFI

Especificações técnicas 2019 (colocação[2] :38)

Peso: N/A

Torque: N/A

Velocidade Máxima: N/A

Potência: N/A

Aro: N/A

Pacote aerodinâmico: Motor: N/A

Injeção: N/A          


< VOLTAR
© 2021 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa