Rodaverde.com

Blog / Notícias

Escuderia UFJF

O Projeto trata-se de construir um carro do tipo Formula, Monoposto e Open-wheel, com o intuito de participar anualmente de uma competição promovida pela SAE (Society of Automotive Engineers), na qual ocorre diversos tipos de teste em nosso protótipo, a fim de comprovar a eficiência e segurança do veículo.

A equipe Escuderia UFJF foi fundada em 2013 visando atuar nesse mundo automotivo e participar das competições de maneira a promover e levar o nome da cidade de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a todo país, demonstrando para população todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aplicados na prática, sendo nosso primeiro protótipo (Pé de Pano 1.0 ou PP-01) um reflexo desses aprendizados. Tal realização foi possível devido ao comprometimento de todos os membros da equipe, no qual são estudantes dos mais diversos cursos, e enxergaram no projeto FSAE uma forma de aprimoramento pessoal e profissional, para assim serem mais capacitados a atuarem no mercado de trabalho. 

Em 2018 a equipe passou por uma reestruturação organizacional que permitiu a construção do PP-01, e consequentemente, no ano seguinte, a participação na 16° competição de Formula SAE. É indescritível a sensação de participar da competição, e assim podemos sentir que todas as horas dedicadas ao projeto foram recompensadas pela realização de levarmos a o nome da nossa cidade e Universidade para esse evento com enorme representatividade estudantil em todo o mundo.

Atualmente a equipe conta com 30 membros dos mais diversos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo cursos como engenharia, ciências exatas, artes e design, entre outros no âmbito das ciências humanas. Contamos com um método de gestão organizacional eficaz e que possibilita a comunicação facilitada entre todos os membros constituinte da equipe, de modo a partilhar as informações importantes para o desenvolvimento do nosso veículo.

Novidades:

Atualmente estamos projetando a segunda versão do nosso projeto ? Pé de Pano 2.0 ? de modo a torná-lo mais competitivo, eficiente e seguro do que a versão anterior. Para isso estão sendo feitos estudos mais aprofundados por cada setor da equipe, para garantir que o PP-02 seja um veículo de qualidade e que atenda todos os requisitos esperados pelos membros.

Duas novidades que serão incorporadas as novo protótipo são a aplicação de Engine Control Unit (ECU) e Carenagem Aerodinâmica. A ECU é responsável pelo controle de uma série de componentes e sensores que estarão presentes ao longo do veículo para avaliar sua performance em pista e assim ajustarmos o carro de forma mais precisa. Já em relação a nova carenagem, ela será responsável por auxiliar o arrefecimento dos componentes através do direcionamento do fluxo de ar, além disso, melhora escoamento externo produzido pelo ar no carro, resultando em um veículo com menos arrasto.

 

Acesse o site da Equipe: https://www.escuderiaufjf.com.br/

< VOLTAR
© 2021 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa