Rodaverde.com

Blog / Notícias

Fórmula SAE: Adaptações da equipe FEB Racing frente à pandemia

A equipe FEB Racing é um projeto desenvolvido por estudantes da Unesp de Bauru, criado em 2012, que tem como objetivo principal construir um carro de Fórmula SAE a partir do trabalho de todos os membros e do apoio de nossos patrocinadores. A nossa equipe envolve alunos das três faculdades do campus, o que proporciona para os integrantes um contato com diferentes âmbitos de conhecimento dentro do projeto.

O ano de 2020 trouxe inúmeros desafios, e a necessidade de inovação e rápida adaptação tornaram-se essenciais para darmos continuidade ao projeto. As mudanças tiveram início logo no primeiro processo seletivo, em abril, fazendo com que este tivesse sua última fase adaptada para o formato online, que foi otimizado e mantido para o nosso segundo processo seletivo em agosto. 

As primeiras mudanças foram relacionadas a maneira de nos reunirmos e acompanharmos os trabalhos de todos os membros. Sendo assim, definimos datas fixas para as reuniões de setores (administrativo e projeto) e para as reuniões gerais - que ocorrem quinzenalmente - enquanto as reuniões de cada área (Marketing, Gestão de Pessoas, Dinâmica, Estruturas, etc) ocorrem semanalmente. 

Além dos assuntos relacionados aos trabalhos do projeto, também estudamos a implementação de metodologias para manter os membros engajados e motivados com o projeto. O uso do KPI (Key Performance Indicator), isto é, Indicador-chave de Performance foi uma das estratégias utilizadas para nos ajudar a definir metas e tornar nossos objetivos mais claros e inspiradores, alinhando os nossos objetivos entre todas as áreas da equipe e também a nossa visão e missão. Outra ação utilizada para o entrosamento dos diferentes setores, foi a criação de competições que 'gameficam' e integram, para que os membros novos se sentissem parte da equipe e para que conseguíssemos criar um sentimento de união, mesmo com a distância.

Durante a pandemia identificamos também a possibilidade de interagir com profissionais do meio automobilístico. Em julho, realizamos duas lives que serviram de inspiração para os membros. A primeira com o ex-piloto de Fórmula 1 Bruno Senna e a segunda com a pilota Bruna Tomaselli, única representante da América Latina na W Series. 

Independentemente da pandemia, nosso projeto ainda depende de patrocinadores para o seu andamento. Nós continuamos com nossas metas e focamos em utilizar nossa carta de patrocínio com conteúdo objetivo e relevante, entrando em contato com possíveis patrocinadores e buscando negociações através de e-mails ou ligações. No que diz respeito ao relacionamento com quem apoia nosso projeto, estruturamos nossas redes sociais para aumentar a visibilidade de nossos patrocinadores e apoiadores, otimizando nossas relações.

Neste mês realizamos o primeiro teste do carro, seguindo todas as medidas de segurança. Um dos nossos objetivos principais foi a coleta de dados do motor e dos sensores, através da nossa telemetria. Isso porque algumas informações só conseguem ser colhidas quando o carro está em movimento e precisamos desses dados para validar o projeto e confirmar se o que foi simulado está de acordo com o carro. 

Independente dos desafios enfrentados durante esse ano, é essa correria e energia que nos move, e nos faz querer ir atrás do melhor projeto possível. Ser formuleiro é correr atrás e nunca desistir, mesmo quando os planos mudam e a pressão aumenta. Nossa equipe procura sempre transformar estudantes nos melhores profissionais, pessoas na melhor equipe e paixão no melhor carro.

Saiba mais sobre nossa equipe em:
< VOLTAR
© 2021 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa