Rodaverde.com

Blog / Notícias

Fórmula SAE Brasil em 2020

O Fórmula SAE Brasil em 2020, assim como qualquer outra área da nossa sociedade, foi muito impactado pelos efeitos do COVID-19. Todas as atividades presenciais de diversas equipes foram forçadas a parar, para evitar a transmissão do vírus. Mas ainda sim as atividades continuaram totalmente online, a utilização ferramentas para integração de todos os membros da equipe a distância foram devidamente exploradas. Ferramentas como Discord, Trello e Scrumm, passaram a serem priorizadas para manter os projetos progredindo. Um dos episódios do podcast justFORMULA fala um pouco sobre esse impacto, gravado em Abril deste ano.

 


Clique aqui para escutar o podcast


Outra resposta ao COVID-19 foram os cancelamentos de diversas competições internacionais e adiamento da competição brasileira, passando a ter etapa online em 2020 e com data prevista para ocorrer presencialmente em  Março de 2021. As competições mundiais que eram previstas de acontecer no meio desse ano ocorreram de maneira totalmente online e outra oportunidade surgiu para equipes brasileiras poderem competir internacionalmente, já que a inscrição da competição inédita Formula Student Online, organizada pela junção de duas competições da europa Formula Student Netherlands e Formula Student EAST, foi aberta para todo mundo. 

As equipes classificadas para competições internacionais no ano anterior, participaram dessas competições de maneira online em 2020, FSAE Unicamp, B'Energy Racing e Mauá Racing. A equipe Ampera Racing aproveitou a oportunidade criada pelo Formula Student Online e teve também sua participação online nesta competição internacional.







"Não é o ideal, mas o Formula Student já provou a possibilidade de organizar um evento online. O maior desafio é adaptar os eventos dinâmicos às medidas de esbanjamento, no entanto, acreditamos que com disciplina e ordem é possível desenvolver um processo de fabricação de protótipos seguro e, com o tempo, um retorno seguro aos eventos dinâmicos presenciais. Mais do que isso, embora tenha começado como uma adaptação à realidade do COVID-19, este evento online proporcionou o acesso a diferentes equipas de todo o mundo para participarem de forma económica na mesma competição. Essa percepção pode impactar o futuro do Formula Student, talvez lançando um evento estático online regular para espalhar a cultura do estudante de fórmula ao redor do mundo." Resposta dada pela equipe Ampera Racing, sobre uma futura adaptação do Formula SAE/Student frente a crise de COVID-19.


< VOLTAR
© 2021 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa