Rodaverde.com

Blog / Notícias

Vendas de veículos elétricos na Europa janeiro - março 2020

Relatamos recentemente aqui no blog sobre como estão as vendas de veículos elétricos no Brasil (clique aqui para ler o post), mas como está o mercado lá fora? Veja aqui neste artigo um resumo das vendas de veículos elétricos de janeiro a março de 2020 na Europa.

Nos primeiros 3 meses de 2020 foram vendidos 167.132 veículos elétricos (VEB) e híbridos plug-in (VEH-PI) na Europa, e isso representou um aumento de 101% se comparado ao mesmo período do ano passado, causado principalmente pelo aumento das vendas dos híbridos plug-in.

Os veículos híbridos (VEH) não plug-in apresentaram um crescimento de 45% em relação ao ano passado, resultando em um total de 232.525 carros vendidos.
Com esse crescimento das vendas a participação de mercado dos veículos elétricos quase triplicou em relação a 2019. As vendas de veículos à gasolina e à diesel diminuíram ao mesmo tempo que a venda de veículos elétricos quase dobrou no mesmo período.

As vendas de veículos movidos à diesel tiveram uma grande queda de quase 40%, e para os carros a gasolina essa queda representou 32%. Isso foi impactado pelo Coronavírus que atingiu a maior parte da Europa em março, porém as vendas de veículos elétricos aumentaram, provavelmente se beneficiando das reduções das outras categorias.

Quase todos os países da Europa possuem incentivos fiscais para a aquisição de veículos elétricos. É interessante mencionar que, na Holanda, apesar do governo reduzir os incentivos fiscais para veículos elétricos, o volume de vendas aumentou muito, isso foi inesperado e é causado pela popularidade do aluguel de carros elétricos, chamado 'leasing'. O leasing é uma opção interessante, pois reduz o impacto do alto custo inicial de compra do veículo e, além disso, os custos de manutenção muito mais baixos dos VE?s reduz o custo total durante a vida útil dos carros.

Na Europa Oriental, as vendas dos veículos elétricos são relativamente baixas, principalmente pelos altos valores praticados e uma infraestrutura de recarga e cobrança limitada.

Alguns carros com preços relativamente amigáveis estão chegando ao mercado europeu, o que poderá estimular ainda mais as vendas de veículos elétricos. Porém, nesse momento ninguém pode prever o impacto exato do Coronavírus, nem nas vendas de carros elétricos...


Um abraço,
Frank Eulderink, Carlos Eduardo Koch,
Equipe Rodaverde.com.
< VOLTAR
© 2020 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa