Rodaverde.com

Carregar | O básico

A bateria de um carro elétrico é carregada nas estações de recarga. 

Existem vários tipos de estações, com propriedades diferentes entre elas. Por exemplo, cada equipamento possui diferentes capacidades de carga e existem diferentes tipos de plugues. A velocidade com que um carro elétrico é recarregado, depende do tipo de carregador utilizado. Além da estação de recarga, a bateria e o próprio sistema interno de carregamento do carro, também têm uma grande influência na velocidade de carregamento.

Carregar um carro elétrico é muito simples, seguro e pode ser também muito rápido. É tão simples quanto conectar um aparelho elétrico normal na tomada; no entanto, para garantir que esta operação corra bem, o sistema de carregamento executa várias funções de segurança com o veículo durante a conexão e o carregamento.

No futuro próximo, o carregamento sem fio também será possível. A velocidade do carregamento e autonomia, depende do tipo de veículo utilizado. Por exemplo: um carro híbrido geralmente tem uma bateria relativamente pequena e uma baixa velocidade de carregamento. Um carro totalmente elétrico, por outro lado, muitas vezes tem uma bateria relativamente grande com uma alta velocidade de carregamento.

Carregando em casa
A maioria dos Veículos Elétricos pode ser carregada em uma tomada residencial normal,
mas você precisa de paciência, afinal, é necessário deixar o veículo carregar a noite toda para que a bateria receba uma carga completa. A melhor opção é ter uma estação de carregamento instalada em casa e, assim, carregar o veículo rapidamente. 

Rodaverde.com tem parceiros que oferecem excelentes soluções. Clique aqui para ir diretamente para a seção relevante.

Carro elétrico "Carregamento Inteligente"
Com o carregamento inteligente é possível carregar seu carro em horários 'inteligentes ,
com custos mais baixos ou quantidade de energia disponível. O carregador vai agir de forma inteligente via software. O ponto de carga está ligado à Internet ou possui um cartão SIM, sendo assim, o software de carregamento utiliza dados do seu medidor inteligente, dados do seu carro, de painéis solares ou da rede para executar o carregamento mais econômico e eficiente para você.

Carregar no trabalho
O carregamento no local de trabalho funciona de forma muito semelhante ao carregamento em casa, desde que o empregador autorize. Os funcionários, portanto, têm acesso à vagas exclusivas de estacionamento, com estações de recarga durante o dia. No Brasil isso ainda não é muito comum, mas cada vez mais empresas disponibilizarão esse serviço para seus funcionários no futuro.

Carregadores públicos
O carregamento nas ruas também é chamado carregamento público. Este tipo de
carregamento ainda não está presente em grande escala no Brasil, mas isso
definitivamente mudará no curto prazo. Em países onde existem muitas estações de recarga públicas, costuma-se carregar com um cartão de cobrança para que você possa acessar várias estações com muita facilidade.

100% Verde
Existem várias possibilidades para carregar os veículos elétricos. Isso pode
ser feito, por exemplo, combinando uma estação de carregamento com energia solar ou
qualquer outra fonte de energia renovável. A Rodaverde.com tem vários parceiros que
podem viabilizar isso para você!

Plugue e conexão de carro
Existem vários tipos de plugues, cada um com suas próprias limitações e possibilidades. Os fabricantes de carros geralmente escolhem um tipo de plugue em função do país de origem da marca. O plugue mais usado no Brasil atualmente é o Tipo 2 (Mennekes). Mais detalhes sobre os padrões podem ser encontrados aqui.

Capacidade de carga
A carga é determinada pelo carro, pois o carregador é incorporado ao carro. O carregador fornece corrente alternada, enquanto a bateria requer corrente contínua para ser carregada. 

O carregador do carro converte a energia e garante que a bateria seja carregada da forma mais eficiente possível. Um plug-in híbrido geralmente tem uma carga útil de 3,7kW, enquanto um carro 100% elétrico normalmente tem até 22kW de carga útil. Isso permite que um carro totalmente elétrico seja recarregado muito mais rápido.

Carregamento rápido
O carregamento rápido destina-se a carregar uma bateria em pouco tempo na estrada, para que longas distâncias possam ser cobertas. Os carregadores rápidos são normalmente localizados numa rodovia, sendo parte dos postos de abastecimento. No Brasil, carregadores rápidos em postos de abastecimento ainda são raros, mas com grande aumento recentemente. Nem todos os VE´s podem ser carregados rapidamente. 

Diferenças entre carregamento rápido e carregamento normal
  • Carregando até 80% em vez de carregar até 100%;
  • O cabo está conectado ao carregador rápido em vez do seu próprio cabo do carro;
  • A bateria é carregada diretamente em vez de se utilizar o carregador no carro para converter a energia;
  • Carregamento com corrente contínua em vez de corrente alternada;
  • Carregamento de até 120kW em vez de um máximo de 22kW. Velocidades de carregamento ainda maiores estão em desenvolvimento.

Tempo de carregamento rápido
Com o carregamento rápido, a bateria não será carregada 100%. Uma sessão carregará de 10% á 80% do total. Carregar mais que isso não faz sentido, pois apos 80% a velocidade de carregamento diminui drasticamente. Portanto, é mais rápido e mais eficiente dirigir e, mais tarde, recarregar novamente 80%.

Bateria
Todos os VE´s modernos usam baterias de íons de lítio. Este tipo de bateria tem alta
densidade de energia e é o fator mais importante quando usado em um carro. Além disso, são ecológicas e têm uma vida útil relativamente longa. No momento, esses tipos de baterias ainda são relativamente caras, mas quando olhamos para o passado, percebemos que o valor das baterias com este tipo de material estão diminuindo sensivelmente.
© 2020 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa