Rodaverde.com

Dirigir carro elétrico | Benefícios gerais

Abaixo alguns dos principais benefícios (*) de dirigir um veículo elétrico (que não se aplicam necessariamente a carros híbridos): 

- Grande economia nos custos de combustível 
- Reduzir gastos com manutenção 
- Bom para o meio ambiente / sustentável 
- Segurança 
- Dirigir um VE é divertido 
- Benefícios para a saúde 

Grande economia nos custos de combustível 
Um carro à combustão econômico pode rodar até 12 km/L de gasolina em trecho urbano, ou seja, o custo com combustível é de R$ 0,35/km. Os elétricos leves podem consumir cerca de 0,21 kWh/ km nas mesmas condições, resultando em custo de eletricidade de R$ 0,15/ km , (quase 60% mais barato), considerando-se o atual preço médio do litro da gasolina e da tarifa média de energia no País. 

Carregar seu carro elétrico com sua própria geração de energia, como por exemplo a energia solar, pode lhe proporcionar um carregamento praticamente gratuito, sem a necessidade de consumo de energia da rede elétrica. 

Além disso, os veículos elétricos não necessitam troca de óleo do motor, reduzindo o custo de manutenção do seu automóvel. 

Os preços de combustíveis têm subido nos últimos anos e as recentes greves em 2018,  mostraram que depender de combustíveis fósseis não é um bom negócio. Durante as greves, muitos postos ficaram sem combustível. Com a eletricidade, esses riscos praticamente não existem.

Reduzir gastos com manutenção 
O veículo demanda pouca manutenção. Não há sistemas caros de exaustão, 
sistemas de injeção de combustível, radiadores e muitas outras peças que geram custos. 

A mecânica de um motor à combustão 'convencional' tem mais de 200 partes móveis. Já o motor elétrico de um VE tem menos de 10, tornando-o muito mais simples e gerando muito menos manutenção. 

As baterias se desgastam e, eventualmente, devem ser substituídas. Por isso, os fabricantes de automóveis oferecem longos períodos de garantia para as baterias, podendo chegar a 8 anos. Já há exemplos de VE que rodam até 500.000 km com a mesma bateria.

Bom para o meio ambiente / sustentável 
O VE é amigo do maio ambiente, não emite CO2. Ao usar energia renovável para recarregá-lo, como por exemplo um painel solar, você reduz ainda mais suas emissões de gases de efeito estufa. 

Outra solução que já funciona muito bem em vários países é a compra de eletricidade 
"verde" de seu revendedor de eletricidade. Nisso o Brasil está bem avançado. Grande parte da energia brasileira vem da hidroeletricidade e a energia solar está se tornando cada vez mais importante. Assim, mesmo que você recarregue seu VE na rede, suas emissões de gases de efeito estufa serão reduzidas. 

Segurança 
A segurança dos veículos elétricos em geral é muito boa. Isso se deve aos seguintes fatores: 
  • O fundo ou assoalho: um acidente na lateral de um carro é mais seguro em um carro elétrico, porque na maioria dos VE 's a bateria é integrada na parte inferior, o que torna o chassi mais rígido e resistente. A bateria é desligada em milissegundos em caso de acidente. 
  • Centro de gravidade baixo: como a bateria, que é a parte mais pesada, é usada como placa na parte inferior, o centro de gravidade é muito baixo. Isso reduz a chance de um carro elétrico capotar em um acidente. 
  • Zona de deformação: em caso de colisão, uma zona de deformação maior será mais segura. Um carro elétrico tem uma enorme zona de deformação porque não há um grande bloco de aço (bloco do motor convencional) na sua frente. 
  • Risco de curto-circuito e incêndio excluído rapidamente: as baterias estão completamente cobertas e isoladas do chassi. Além disso, as baterias Tesla são sempre reforçadas com uma placa de titânio e protegidas contra a perfuração. Durante um acidente, a bateria é desligada em uma fração de segundo. Como resultado, o risco de curto-circuito ou incêndio é menor. 
  • Sem líquidos explosivos: como dissemos anteriormente, em um veículo elétrico, o risco de incêndio é excluído praticamente de forma instantânea ao ter o desligamento da bateria feito em milissegundos em caso de acidente, o que nunca poderia ser feito com um tanque de gasolina, etanol ou diesel. Estes combustíveis inflamáveis permanecem no tanque ou no sistema de alimentação do combustível e, uma compressão, perfuração ou faísca durante um acidente podem causar queima imediatamente de combustível, colocando em risco os passageiros do automóvel.

Dirigir um VE é divertido 
Torque: provavelmente a característica mais agradável e divertida do carro elétrico é a 
aceleração. 

Os carros elétricos têm muito torque que sempre está 100% disponível, independentemente da velocidade ou rotação do motor. Isso garante que você saia rapidamente no semáforo, sem necessidade de trocar as marchas! Esta característica, você pode encontrar praticamente em todos os VEs, não apenas nos modelos exclusivos. Clique aqui para ver a aceleração e outras características dos VEs. 

Fácil de operar: em alguns modelos é possível dirigir somente com um pé, usando 
somente um pedal. Depois de soltar o acelerador, o 
próprio motor elétrico faz a função de freio e ainda leva energia de volta para a bateria. O motor elétrico se torna, então, uma espécie de alternador. 

Benefícios para a saúde 
Além das reduções na poluição do ar, os carros elétricos têm outro impacto positivo em 
nossa saúde. 

Um carro elétrico é extremamente silencioso. Isso dá tranquilidade durante as viagens e você chega mais relaxado ao seu destino. 

Isso não aumenta riscos de acidentes? Pesquisas não mostram  aumento de 
acidentes devido ao silêncio. O som do atrito do pneu com o piso acaba de ser o som externo mais alto acima da 50 km/ hora, tal como acontece com os carros convencionais. 

Existem carros elétricos que produzem som para alertar pedestres, quando em baixa velocidade. 

(*) interpretação Rodaverde.com baseado em várias fontes da internet e ´expert opinions´. 

© 2020 Rodaverde.com - Todos os direitos reservados ||
Criação de sites: Trupe Agência Criativa