Tendências / Mobilidade
Fórmula Tesla UFMG
Evolução e Conquistas:
O Fórmula Tesla UFMG é uma equipe de competição que projeta, fabrica e testa um veículo elétrico de alta performance do tipo fórmula, formada atualmente por 45 estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais e localizada no prédio CPH (Centro de Pesquisas Hidráulicos e Recursos Hídricos), surgiu em 2017 e levou o primeiro protótipo (Kayran) para a competição com apenas 1 ano de equipe, alcançando o 10º lugar geral na categoria.
No segundo ano, com uma rápida evolução, o Tesla alcançou o 2º lugar geral na competição em 2018 com o protótipo NK218, surpreendendo a todos com muito desenvolvimento próprio em pouco tempo.
Em 2019 a equipe está mais preparada para a competição e pretende levar ainda mais inovação e desenvolvimento próprio para a competição aplicada no seu mais novo protótipo, o NK319.
Inovações e Desenvolvimento Próprio:
O Fórmula Tesla UFMG utiliza motorização dupla independente nas rodas traseiras, o que não é comum entre as equipes brasileiras. Além disso utiliza um diferencial eletrônico desenvolvido pela própria equipe que permite o envio do mesmo torque para os 2 motores a todo momento, em pista o que garante velocidades diferentes pras rodas exigidas nas curvas.
O Tesla foi a primeira equipe brasileira a participar das provas dinâmicas da competição com um sistema de segurança totalmente próprio. O BMS (Battery Management System), que é responsável por todo por gerenciamento das baterias, foi desenvolvido por membros da equipe, e foi testado, aprovado e muito elogiado na competição em 2018.
Por fim, toda a ECU (Electronic Control Unit), que é responsável por todo o controle do veículo, também é de desenvolvimento próprio, o que é de grande vantagem, pois podemos o modular e adequar com detalhes ao que desejamos extrair do protótipo em pista.
Para 2019, estamos implementando um sistema de regeneração de energia dinâmico para o veículo que, em momentos de desaceleração, o motor se comportará como gerador recarregando parcialmente o banco de baterias. E também, uma interface para telemetria totalmente própria com uma ampla aquisição de dados.
Especificações Técnicas NK218:
Massa: 267kg
Chassi: Tubular AISI 1020 com carenagem em fibra de vidro
Motores: WEG VE M01 (Tração Traseira)
Torque máximo: 450Nm
Potência máxima: 48kW (65cv)
Top Speed: 95 km/h
Baterias: 48 LiFePo Cells - 3.12 kWh
Tensão Máxima: 86.4V
Suspensão: Duplo A